Roupeiros de quarto com estilo
Escolher um roupeiro para o seu quarto não é apenas uma questão de espaço, também deve ter em conta o seu conforto e a organização diária. Este móvel deve ajudá-lo a manter o quarto arrumado, facilitar a sua rotina e contribuir para um ambiente equilibrado e funcional.
O primeiro aspeto a considerar é que capacidade vai precisar de acordo com as suas necessidades. Se escolher um modelo demasiado pequeno pode tornar-se insuficiente. Por outro lado, um modelo demasiado grande pode sobrecarregar o quarto a nível visual. Encontrar um roupeiro com um tamanho adequado permite aproveitar melhor o espaço e evitar a necessidade de outros móveis.
Também é importante que facilite a organização sem esforço. Um bom sistema de arrumação permite que cada peça tenha o seu lugar e que o quarto pareça mais organizado e prático. Além disso, deve permitir um acesso fácil à roupa e manter tudo organizado de forma simples.
Por fim, deve integrar-se naturalmente no quarto, já que faz parte da divisão e deve enquadrar-se tanto nas proporções como no estilo, ajudando a criar um espaço confortável, harmonioso e fácil de manter no dia a dia.
Roupeiros com portas, com ou sem gavetas
Com as necessidades bem definidas, é altura de escolher o roupeiro de acordo com o tamanho real do seu quarto e a quantidade de roupa que precisa de guardar.
Em espaços mais reduzidos, um roupeiro pequeno de uma porta é uma boa opção, uma vez que estes modelos incluem prateleiras interiores, pensadas principalmente para roupa dobrada, caixas ou têxteis. São ideais quando procura arrumação funcional sem ocupar demasiado espaço.
Outro formato muito comum é o roupeiro de duas portas. Neste caso, a organização interior oferece mais opções, como varão para cabides e prateleiras, ou outras combinações que incluem também gavetas, permitindo organizar roupa pendurada e dobrada no mesmo móvel.
Quando o quarto dispõe de mais metros quadrados, os roupeiros grandes de quatro portas ou mais aumentam consideravelmente a capacidade. Normalmente integram várias zonas com prateleiras e varões, o que ajuda a separar a roupa por tipo de peça ou estação.
Na Sweeek também encontrará closets e roupeiros abertos, tanto modulares como completos. São uma alternativa para quem prefere ter a roupa à vista e organizar o seu próprio espaço de arrumação numa divisão destinada a esse fim.
Escolher bem o tamanho e a organização permite que o quarto funcione de forma mais confortável e organizado.
Como combinar o roupeiro no seu quarto
Depois de escolher o tamanho e a organização interior, é importante pensar em como integrar o roupeiro no quarto. No final, é um dos móveis que mais espaço ocupa e a sua presença é marcante, por isso convém que faça parte do conjunto e não pareça acrescentado à última hora.
O acabamento influencia muito a sensação transmitida pela divisão. Um roupeiro de madeira transmite aconchego e torna o quarto mais acolhedor, sobretudo se combinado com têxteis suaves e tons neutros. É uma opção que funciona bem quando procura um ambiente tranquilo e confortável.
Se preferir um estilo mais atual, um roupeiro metálico ou em cores lisas ajuda a manter uma estética mais leve e simples. Enquadra-se especialmente em quartos onde se pretende maior leveza visual e menos excesso.
Também pode valorizar o espaço envolvente. Colocar um espelho perto para facilitar o vestir-se com conforto e verificar o look antes de sair de casa. Um tapete nessa zona acrescenta conforto e transforma esse cantinho numa área prática e confortável.